Produtos
1) Umbigo
Longa-metragem — 52' minutos
Direção: Cauê Santana
Local: Uruçuca - BA, 2016
Sinopse Curta: Umbigo é como cordão de memórias! É nossa fonte ancestral, por onde nos alimentamos e crescemos. Umbigo é a ligação entre dois ou mais corpos. Cordão de memórias. O filme é a história de Dona Val, parteira. Seu nascimento, infância, retiradas, reencontros, e o conhecimento adquirido sobre um Brasil, dentro da sabedoria popular.
Sinopse Longa: Umbigo é nossa fonte ancestral, por onde nos alimentamos e crescemos. Ligação entre dois ou mais corpos. Cordão de memórias! Nesse cordão, um menino segue em busca das histórias e memórias de sua mãe. No caminhar, o espelho de uma família popularmente brasileira, rural e retirante. Juntos, buscam compor a trajetória de vida da mãe: seu nascimento, as andanças em retirada com as irmãs, os reencontros e a força adquirida ao se tornar a parteira-mãe Val. Um filme-reencontro entre mulheres, filhas, filho e famílias. Um reencontro com a força feminina. Um cordão de memórias que nos leva ao momento mais importante da vida: a hora de nascer.
Trailer: Assistir no YouTube
Filme completo: Assistir no YouTube
2) Mestres do Movimento
Série de documentários, 4 episódios
Coprodução Canal Off/Globoplay, 2025
Sinopse: Série com quatro episódios que aborda o “bem-viver” de mulheres e homens acima dos 50 anos, a partir de suas experiências com a capoeira angola. Mestras e mestres, exímios conhecedores e praticantes dessa arte, que é jogo, brincadeira e dança ao mesmo tempo, um legado do modo integrativo bantu-brasileiro, presente em outras manifestações de nossa cultura e que na capoeira angola encontra o bem-estar no equilíbrio do corpo, mente e comunidade.
3) Caminhos do Orgulho
Série de documentários, 7 episódios
Coprodução Canal Off/Globoplay, estreia em 2026
Sinopse: Caminhos do Orgulho é uma série documental com sete episódios de 26 minutos, que traz com exclusividade a experiência de 7 tours pelo mundo, vivenciadas por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Personagens diversos em locações extraordinárias, desde viajantes solitários descobrindo destinos incríveis a casais em busca de romance com aventura ao atravessar territórios antes desconhecidos. Um guia LGBT de viagens, passando por destinos avançados em políticas públicas no que diz respeito a integração da diversidade e direito civis, assim com lugares hostis com repressão, porém onde a comunidade resiste e existe!
4) Ângela
Série de ficção, 8 episódios
Direção e roteiro: Naya Lopes
Coprodução Orum Tupi Filmes, TV Pernambuco, 2025
Sinopse: Ângela é uma jovem negra videomaker, moradora do Alto José do Pinho, bairro suburbano da zona norte do Recife, em pleno ano de 2013. Ela tem muita determinação e disciplina em seu dia a dia, que inclui ainda ajudar sua mãe, Cândida, no cuidado com os seus irmãos mais novos: os gêmeos João e Dandara. Os sonhos que vem tendo com o fundo do mar lhes têm causado insônia. Quando um acontecimento inesperado a lança a um estado de adoecimento mental, ela é conduzida pela ancestralidade a encontrar sua própria cura.
5) Bye Bye Motel
Longa-metragem de ficção — 80' minutos, 2024
Desenvolvimento de roteiro de longa-metragem: Naya Lopes
Sinopse:Nos anos 1990, Bia é uma adolescente negra de classe média que vive numa cidade do interior pernambucano, Everaldo é um garoto pardo que esconde da família sua sexualidade e Roberta é uma garota branca muito popular na escola em que os três estudam. Enquanto a inauguração da barragem nos arredores do lugar agita toda população, esse grupo de adolescentes vive tensões particulares à descoberta sexual e à luta de classes sob a ordem conservadora que parece pairar no ar do Agreste.
6) Tamanco
Curta-metragem documentário — 12’22” minutos
Roteiro e direção: Cauê Santana
Local: Arcoverde - PE, 2022
Teaser: Assistir no YouTube
Sinopse: No alto do cruzeiro em Arcoverde, sertão de Pernambuco, fabrica-se um instrumento musical muito psicodélico, o tamanco. De som forte e pulsante, com ele, faz-se o trupé, modalidade de samba de coco, dançado e tocado por gerações de famílias que nessa pisada do coco resiste na cultura popular. Mestre Assis Calixto, cantor, compositor e tocador, fabrica seus tamancos enquanto conta um pouco sobre as riquezas do samba de coco.
7) Clipe de Imbé da Mata
Videoclipe — 05’26” minutos
Direção e Fotografia: Cauê Kamalesha
Local: Caruaru - PE, 2022
Link: Assistir no YouTube
Sinopse: Imbé da Mata é uma música do cancioneiro popular que evoca comunhão com a natureza e com os espíritos indígenas da mata. É o primeiro single e clipe de Raquel Santana.
8) Entre a serra e a malhada
Curta-documentário — 16’27” minutos
direção e fotografia: Cauê Kamalesha
Local: Caruaru - PE, 2021
Link: Assistir no YouTube
Sinopse: Entre a Serra e a Malhada é um curta-documentário que retrata vivências agroecológicas nas comunidades Malhada de Pedra e Serra dos Pintos, em Caruaru-PE. O filme registrou a construção, por meio de mutirões, de uma fossa de tratamento de águas de esgoto, conhecida como BET, no Movimento de Bem Estar Social (MOBESC), em Malhada de Pedra. Já na Serra dos Pintos, a equipe acompanhou a família Gomes Silva e seu manejo de sementes crioulas e cultivo sem uso de veneno e queimadas. Entre a Serra e a Malhada mostra que Caruaru é, também, um lugar de resistência rural.
9) Coco dendê
Álbum visual de Carol do Coco - 11 minutos
Direção: Naya Lopes
Local: Surubim - PE, 2022
Link: Assistir no YouTube
Sinopse: Em meio ao cenário do agreste pernambucano, 4 canções de Carol do Coco contam histórias dessas estradas de terra que acompanham o nascer do dia e o anoitecer para tudo recomeçar.
10) Cumade Flô
Videoclipe — 03’14” minutos
Direção de fotografia: Cauê Kamalesha
Local: Caruaru - PE, 2021
Link: Assistir no YouTube